INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E FORMAÇÃO

Assistência à Família na Atenção Básica

Estudaremos neste curso sobre o cuidado e a assistência, que o profissional de saúde deve ter com a Família na Atenção Básica.

Este curso é GRÀTIS. Aproveite!

Totalmente livre de mensalidades.

Assistência à Família na Atenção Básica

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2011).

Assistir à família e ao coletivo é desafiante para os profissionais de saúde. Cuidar da família, de uma forma geral, não é uma tarefa fácil, porém, a boa vontade e a percepção de que a família tem sua própria maneira de cuidar e que isso deve ser respeitado pode ajudar a delinear o enfoque do trabalho e seu sucesso. Conhecer os valores da família, suas crenças e costumes, facilita a construção de uma assistência digna e individualizada. Neste contexto, o profissional precisa levar em consideração que as necessidades mudam de pessoa para pessoa, principalmente em relação ao contexto em que elas estão vivendo (WAIDMAN; ELSEN, 2004).

Este Curso tem carga horária de 60h/a

Com o seguinte conteúdo programático:

Lição 01: Considerações Iniciais

Lição 02:O trabalho da Equipe de Saúde da Família e a Mudança do Modelo Assistencial

Lição 03: A busca pela Qualidade do Cuidado em Saúde

Lição 04: Gestão do trabalho da Equipe de Saúde da Família

Lição 05: Considerações Finais

Lição 06: Referências

DESCRIÇÃO TÉCNICA 

Embasamento Legal: Nosso Seminário têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.

Pré-requisitos:  Profissionais da área de saúde, estudantes e profissionais afins.

Carga Horária do Certificado: 60 horas

O objetivo: Promover através das acões de saúde realizadas pelos profissionais da equipe de saúde, a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

 

Vantagens do Certificado:

.     Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;

·     Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);

·     Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);

·     Progressão Funcional para Servidores Públicos;

·     Pré-Requisito para concursos e cursos.

Se você gostou desse curso, pode gostar também de: